sejam bem vindos!

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."

domingo, 12 de junho de 2011

NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________          PROFESSORA: _______________________
Objetivo: utilizar estratégias de leitura para ler e compreender texto descritivo, relacionando-o à imagem correspondente.

CASAIS  CAIPIRA

·        LEIA  AS  DESCRIÇÕES  DE  CADA  UM  DOS  CASAIS  CAIPIRA  E  NUMERE-OS  DE  ACORDO  COM   OS  TEXTOS  LIDOS:


  1. MARIA  CLARA  E  LUCAS  SÃO  CAIPIRAS  SIMPÁTICOS.  AMBOS  USAM CHAPÉU  DE  PALHA,  SENDO  QUE  O  DE  MARIA  CLARA  TEM  UM  CHARMOSO  LACINHO.  ELA  USA  SAPATINHO  BONECA  COM  MEIAS  E  UM  VESTIDO  COM  REMENDOS.  COMO  SEU  CABELO  É  CURTO,  SEU  CHAPÉU  TEM  TRANCINHAS.  A  ROUPA  DE  LUCAS  TAMBÉM  É  REMENDADA,  COMO  MANDA  A  TRADIÇÃO.
  2. ALICE  E  JOSÉ  SÃO  CAIPIRAS  AMIGÁVEIS.  ALICE  FEZ  PRENDEU  O  CABELO  COM  DOIS  LACINHOS  E  USA  CHAPÉU  E  VESTIDO  NOVOS.  JOSÉ  É  UM  CAIPIRA  TÃO  ELEGANTE,  QUE  USA  ATÉ  UMA  GRAVATA  COM  SEU  PALETÓ  E  CALÇA  DE  LISTRAS.
  3. JULIANA  E  CHICO  SÃO  CAIPIRAS  MUSICAIS.  ELE  GOSTA  DE  CANTAR  E  TOCAR  E  ELA  DE  DANÇAR.  A  DANÇA  DE  JULIANA  FICA  AINDA  MAIS   GRACIOSA  PORQUE  ELA  USA  UM  LINDO  VESTIDO  COM  RENDAS  E  SAPATOS  DE  BONECA.
  4. CRISTINA  E  MANOEL  SÃO  OS  CAIPIRAS  MAIS  NOTADOS  DO  ARRAIAL,  AFINAL,  ELES  SÃO  OS  NOIVOS  DA  FESTANÇA.  ELA  USA  UM  LINDO  VESTIDO  DE  NOIVA  CAIPIRA,  COM  VÉU  DE  FLORES  E  ELE,  UM  BELO  PALETÓ  REMENDADO,  COM  CAMISA  XADREZ  E  GRAVATA  BORBOLETA.




 




 

A QUADRILHA


NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________          PROFESSORA: _______________________
Objetivo: ampliar conhecimentos referentes à origem da quadrilha, bem como fazer relações temporais e culturais entre informações recebidas e informações prévias.

A  QUADRILHA

1.     Leia o texto abaixo, que fala sobre a história da quadrilha:

“ Por volta dos séculos XII e XIV, os camponeses ingleses dançavam uma dança campestre conhecida como ‘country dance’, na qual descendentes de celtas e saxões executavam velhos rituais.
     Durante a Guerra dos Cem Anos, a dança se espalhou pela França, com o nome afrancesado de ‘contredance’.
     A dança perdeu o formato roceiro característico e tomou um estilo de dança nobre ou dança de corte nos principais reinados europeus. No Brasil, a dança de quadrinha foi trazida praticamente com a vinda da Família Real Portuguesa, em 1.808.
     Durante o período regencial brasileiro, a dança de quadrilha causava grande frenesi entre a alta sociedade da época, principalmente com a vinda de orquestras de dança de Millet, Cavalier e Tolbecque.
     A dança se popularizou e ganhou muitas derivações nas várias regiões brasileiras”.

(  www.infoescola.com )

Atividades

1.     Antes de qualquer coisa, vamos compreender melhor o texto, encontrando algumas palavras no dicionário e anotando seus significados:

a.     Descendentes: ___________________________________________
______________________________________________________
b.     Frenesi: ______________________________________________
_____________________________________________________
c.      Celtas: _______________________________________________
____________________________________________________
d.     Saxões: ________________________________________________
_____________________________________________________
e.     Derivação: _____________________________________________
____________________________________________________

2.     Classifique as afirmações como verdadeiras ou falsas:

a.     Embora a quadrilha seja hoje considerada uma dança típica de festejo, já foi considerada de estilo nobre. _______________
b.     Brasileiros vindos da Europa trouxeram a dança para o Brasil. __________________
c.      A dança da quadrilha surgiu na França. _____________
d.     Durante a regência brasileira, a quadrilha era uma dança muito apreciada. _______________

3.     Se pensarmos bem, a quadrilha realmente tem alguns passos que nos lembram danças de salão realizadas em filmes que retratam tempos mais antigos.
As damas se vestiam com longos vestidos de baile e os cavaleiros trajavam roupas requintadas, como casacos elaborados.
Atualmente, como costumam ser as vestimentas em danças de quadrilha?
Resposta: _________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________

4.     Como o tempo não pára, conforme os anos se passaram, algumas músicas de época acabaram ocupando seu espaço nas festas juninas, provocando transformações nas quadrilhas. Quais tipos de quadrilha ou danças juninas podem ser vistas atualmente em festas típicas de junho?
Resposta: ____________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________