sejam bem vindos!

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

atividade(memóris)

1ª. LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
2º TRIMESTRE – 7º ANO - 2008
No conto a seguir você vai conhecer uma personagem muito especial. Será que ela é boa, má ou maluca?
A PESTE QUE EU FUI OU ... AI, QUE FALTA DE SAUDADES DOS MEUS OITO ANOS!
A bicicleta era uma só. Era uma velha bicicleta, meio desconjuntada, pintada de “azul cheguei” e, sobretudo, era minha. Os adultos queriam jogar bridge, ou sei lá, enfim, não desejavam crianças na sala, sobretudo, também, por causa do bridge. Então, os adultos diziam assim:
- Vão andar de bicicleta, queridinhas!
Eu estava uma fera. Andar na MINHA bicicleta, sair de MINHA casa e fingir, sobretudo, que não percebia o outro jogo do MEU pai!
A amiga, naqueles tempos passadíssimos, era gorda. Minha obrigação era levá-la no selim. Lá ia eu, curtindo meu ódio, levando a gorducha e bonita e rosada e louçã e... pois é!
Eu morava na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Naquele tempo quase não havia automóvel por ali, lugar ideal para levar a gorda, bonita, rosada e louçã, no selim, enquanto eu, magra, arrepiada e exausta, suava, nhec, nhec, pedalando a MINHA bicicleta ... a gorda, só tomando brisa, cantarolava, louçã.
Aí, eu vi um paralelepípedo muito atraente, fora do lugar, no caminho. O paralelepípedo, de um lado, o buraco do outro, com muito lugar ainda para a bicicleta passar, sem problemas.
Foi quando eu perguntei para a louçã:
- Você gostaria de morrer caindo naquele buraco, ou preferiria fraturar o nariz naquela pedra? Escolha, queridinha, porque eu vou fazer com que você odeie bicicletas para o resto da sua vida!
A menina deu um risinho e respondeu, com voz de soprano:
- Você adora fazer dramas, não é, Sylvia?
- Adoro, sim, mas responda depressa, porque eu vou me machucar, mas você queridinha, vai se arrebentar!
- Deixa eu pensar, ainda não decidi! – respondeu a inocente criatura, pesadíssima.
Aí, eu dei mais uma volta, para dar tempo para ela decidir. De repente, a menina percebeu que estava falando sério, começou a choramingar, na base do eu quero descer da bicicleta, vou falar com mamãe, estou de mal.
Eu já estava de volta. Gritei, pedalando violentamente, correndo o mais que podia:
- Escolha: a pedra ou o buraco?
- A pedra, a pedra! – berrava a menina.
Fui ao alvo, com toda a velocidade. A pedra, chegando, chegando... e nos esborrachamos!
Ela ficou toda ralada, chorando alto. Eu, pingando sangue do nariz, sorria, no auge da felicidade.
Era uma peste. Sou até hoje, porque meu pai, quando ler esta história, vai ficar danado da vida. Bem feito, quem mandou jogar bridge?
(Sylvia Orthof. Em O sadismo da nossa infância. São Paulo: Summus, s.d.)
1.
Um paralelepípedo é um objeto bastante comum. O que fez com que aquela pedra se tornasse tão “atraente” para Sylvia?
_______________________________________________________________________________
2.
Qual foi a reação da amiga quando soube do plano de Sylvia?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
3.
Por que Sylvia, mesmo machucada, estava feliz? Você concorda?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
4.
Releia o texto, observe as palavras que estão escritas com letras maiúsculas. Depois responda:

Qual a classe gramatical de MINHA, MEU ? _______________________________________

Qual a intenção da narradora ao utilizar esse recurso? ________________________________
5.
A história foi narrada em ___________ pessoa. Para justificar sua resposta, retire uma frase do último parágrafo e circule as palavras que confirmem o tipo de narrador:
__________________________________________________________________________
6.
Escreva os seguintes elementos do conto de Sylvia Orthof:
CONFLITO = __________________________________________________________
___________________________________________________________________________
PERSONAGENS = ______________________________________________________
ESPAÇO=______________________________________________________________
7.
De acordo com o dicionário Bridge significa jogo de cartas, pesquise o significado de selim e de louçã.
________________________________________________________________________________
8.
a)Releia o título do texto e indique a classe gramatical das seguintes palavras: a – peste – eu – saudades – dos – meus – oitos.
________________________________________________________________________________
b) Podemos afirmar que “dos” é uma preposição? Justifique. ________________________________________________________________________________
c) Faça uma lista com todas as preosições.
________________________________________________________________________________
9.
Na frase “ A menina deu um risinho e respondeu:”

Os verbos estão em que tempo verbal? ____________________________________________

Reescreva a frase no Presente do indicativo: _______________________________________

Reescreva-a no Futuro do Presente do indicativo: ______________________________________________

Qual as classes gramaticais de a menina e um risinho? _________________________________
10.
Leia a fábula, completando-a com os verbos do quadro: Atenção à coerência do texto:
ARRANHANDO – COMEÇOU – VIU –ENCONTROU –FAREJAR – FICOU – IMAGINANDO – QUERIA – SAIU – SALVOU – TENTOU DESTRUIR – VOLTANDO
O URSO E AS ABELHAS
Uma árvore no chão servia de depósito de mel para uma colméia de abelhas. Um urso _______ o tronco e _________________ a ________________ . Nisso, uma das abelhas, _________________ do trabalho e _________________ o que ele _________________, deu-lhe uma boa picada e voou para dentro do buraco do tronco.
O urso, muito nervoso e com raiva, _________________________ o ninho, ___________________ o tronco com suas garras afiadas.
Com isso, o enxame todo ______________ alvoroçado e _______________ atrás dele. O urso só se _______________ porque entrou em um lago que _________________ pelo caminho.
Moral: Mais vale suportar um só ferimento em silêncio que acabar todo machucado.
11.
Baseando-se no quadro do exercício 10, responda:

Qual é a locução verbal? _______________________________________________________

Quais estão nas formas nominais? ________________________________________________

Começou, viu, encontrou, ficou, saiu e salvou estão em que tempo verbal? _____________________________________________________________________

Conjugue “ começou “ (começar) no Pretérito Imperfeito do modo indicativo e do modo subjuntivo.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
12.
Coloque V se a frase estiver correta e F se a afirmação for falsa:
( ) A maioria dos verbos da fábula está no Futuro do Presente do modo indicativo.
( ) Há no texto um verbo que indica fenômeno da natureza.
( ) Na frase “ ... o enxame todo ficou alvoroçado ...” há um verbo que indica estado.
( ) Na frase “ O urso só se salvou ...” há um verbo que indica ação.
13.
(1,0)Conjugue o verbo amar nos três tempos do modo subjuntivo:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
14. Baseando-se no conto ou na fábula, você deverá criar uma notícia. Escreva-a respondendo às seguintes perguntas: Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? ( Invente as informações, se necessário).
___________________________________________________ BOM TRABALHO !!!!

Um comentário: