sejam bem vindos!

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Paraíso


Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Jogue esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.

(In: Vera Aguiar, coord. Poesia fora da estante. PortoAlegre: Projeto, 1995. p. 113.)

1) Nos contos de fada, sempre que lemos a expressão Era uma vez...,mergulhamos num mundo de fantasia, onde tudo pode acontecer: príncipes viram sapos, bruxas malvadas se vingam de pobres moças indefesas, etc. Na língua, o modo subjuntivo também é porta de entrada para um mundo imaginário, o das hipóteses e das possibilidades.


a) No poema “Paraíso”, qual é a palavra que nos faz adentrar esse mundo imaginário?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) O poeta dá ao texto o nome Paraíso. Como é o paraíso imaginado por ele?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Ao conhecermos o mundo imaginário do poeta, podemos fazer uma suposição a respeito do seu mundo real. Como ele é?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)  Em “ ...que ele seria um paraíso.”Justifique o emprego do acento gráfico no vocábulo destacado”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 ) Identifique na frase abaixo a palavra que deve receber o acento diferencial:

“ Na festa Daniele não pode falar comigo, quem sabe hoje ela pode.”

______________________________________________________________________

4) No fragmento “Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir.”  Os vocábulos destacados pertencem as seguintes classes gramaticais, respectivamente:

(    ) pronome, pronome, advérbio e substantivo.
(    ) substantivo, pronome, advérbio, pronome.
(    )  pronome, substantivo,pronome e advérbio.
(    ) advérbio, pronome, substantivo e advérbio.


5) Em “ Para encontrarmos o paraíso em nossas vidas, devemos acrescentar ao nosso dia-a-dia uma xícara de sorrisos.” A preposição destacada expressa valor semântico de:

(     ) conteúdo
(     ) finalidade
(     ) posse


)  Empregando as preposições de, com, para e por, complete as lacunas das frases seguintes, observando os valores semânticos indicados nos parênteses:

a) Eu venho          Porto Alegre. (meio)
b) Eu venho          Porto Alegre. (destino)
c) Eu venho          Porto Alegre. (origem)
d) Sempre leio histórias            ele. (finalidade, direção)
e) Sempre leio histórias             ele. (companhia)
f) Recebemos o dinheiro            eles. (substituição)
g) Recebemos o dinheiro            eles. (companhia)
h) Recebemos o dinheiro             eles. (intermédio)

7) Envolva o SUJEITO e sublinhe o PREDICADO de cada uma das orações a seguir:

a)      O sapatinho da boneca de madeira estava quebrado.
b)      Existem muitas pessoas solidárias em nosso país.
c)      No horizonte, surgiram estrelas repletas de poesia.
8) Leia a seguir o poema de Paulo Leminski:
Desencontrários
Mandei a palavra rimar.
Ela não me obedeceu.
Falou em mar, em céu, em rosa,
em grego, em silêncio, em prosa.
Parecia fora de si,
a sílaba silenciosa.
Mandei a frase sonhar,
e ela se foi num labirinto.
Fazer poesia, eu sinto, apenas isso.
Dar ordens a um exército,
para conquistar um império extinto.

a)           Retire do texto um exemplo de sujeito POSPOSTO ao verbo:
____________________________________________________________

b)           Em “Mandei a palavra rimar”, o sujeito é:

(    ) DESINENCIAL        (    ) SIMPLES            (    ) INDETERMINADO

9) Crie uma frase com a seguinte estrutura:

SUJEITO SIMPLES + VERBO DE LIGAÇÃO + PREDICATIVO DO SUJEITO
___________________________________________________________________

Bom trabalho!!!
"Me interessa o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida." (Woody Allen)

Um comentário: